A Praça Forte de Valença é uma das principais fortificações militares da Europa, com cerca de 5 km de perímetro amuralhado, sobranceira ao rio Minho.

BEM VINDO! Caro, Munícipe.

BEM VINDO! Caro, Munícipe.

Desde já saúdo todos os visitantes deste espaço.
Este site foi criado e desenvolvido, atendendo à realidade atual no que diz respeito às novas tecnologias. Entendemos que as devemos colocar à vossa disposição, aproveitando as suas potencialidades para melhorar os nossos serviços, estabelecendo assim um novo canal de comunicação, o qual vai permitir uma maior participação de todos, isto porque todos devemos exercer o direito de cidadania na construção de uma freguesia mais desenvolvida, organizada, moderna, preservada e também solidária, sendo certo que este site servirá para explanar todas as valências da nossa freguesia para o exterior.

 A Presidente,
Fernanda Sousa 

33

Turismo de Valença – Portal Oficial

Últimas Noticias e Eventos

Valença, Cristelo-Côvo e Arão proporcionam uma nova dinâmica, permitindo estender  a cidade para sul A geografia, o património, a cultura e a ligação histórica ao rio Minho, marcam este território.Terra de fronteira, com a Fortaleza candidata a Património da Humanidade, um comércio emblemático e um turismo que se desenvolve, é briosa, a serpentear o Minho.


O Vale do Minho, representa um rico e complexo mosaico paisagístico, correspondendo a uma significativa porção da Rede Fundamental de Conservação da Natureza. Ao longo da área de influência do rio Minho, desde que entra em Portugal até à sua foz, encontramos duas áreas protegidas, das quais uma é o único Parque Nacional do país, cinco Sítios de Importância Comunitária e duas Zonas de Protecção Especial.

Download do ficheiro (PDF)

Valença é uma cidade minhota do distrito de Viana do Castelo, limitada a leste pelo concelho de Monção, a sul por Paredes de Coura, a oeste por Vila Nova de Cerveira e a norte pela vizinha Galiza (espanha), com uma área total aproximada de 117 km2, dividida em 16 freguesias.

| Download do Guia (PDF) | Mapa do Concelho |

A Fortaleza de Valença apresenta-se candidata a Património Mundial da Humanidade junto da UNESCO.

O ambiente e o património são marcas de Valença, pela natureza exuberante, pela aposta no turismo de natureza, patrimonial e gastronómico. Valença é, hoje, um espaço multicultural de portas abertas à modernidade e à diferença de uma sociedade global, sem fronteiras para o intercâmbio das tradições e dos valores patrimoniais da Humanidade. A imponência da secular Praça Forte – a maior e mais bem conservada estrutura militar de defesa na Europa – assume-se como uma baluarte da identidade de uma cidade e um concelho que revelam actualmente uma forte dinâmica social e económica, no contexto da integração ibérica e europeia. | Visualizar Vídeo | Download do Guia (PDF) | | Download Mapa da Fortaleza | SIPA – Sistema de Informação para o Património Arquitetónico

 

Conhecer a Fortaleza de Valença, é percorrer as memórias de 2000 anos das páginas mais marcantes das aventuras históricas de Portugal e Espanha.
Uma joia da arquitetura militar abaluartada, com 5 Km de muralha, uma Fortaleza Viva e multicultural.
O casario, as construções militares, as igrejas, as vistas para o rio Minho, a antiga ponte metálica e Tui medieval completam-se num quadro singular.
Valença, bastião militar da defesa da independência de Portugal é, hoje, um espaço aberto ao mundo e símbolo das relações entre Portugal e Espanha.
A Fortaleza e os sabores únicos da gastronomia com o bacalhau, os vinhos e a doçaria são um convite irresistível a sentir Valença