Vai ter lugar este sábado, em Valença e Tui, mais uma etapa da iniciativa «Caminhos da Cultura». Desta vez intitulada “Bicitour – Património da Raia do Minho”. O percurso, de 18 quilómetros, tem um grau de dificuldade fácil e será feito em bicicleta. Os participantes terão possibilidade de alugá-la no início da atividade.

Os «Caminhos da Cultura» são uma iniciativa apoiada pelo Município de Valença, cujos objetivos “passam por promover e divulgar o património de Valença, obter experiências singulares e enriquecedoras bem como a partilha de conhecimentos com guias em português e em castelhano”.
“Tratam-se de visitas culturais temáticas mensais e quinzenais que estão a ser promovidas pelo Municipio de Valença em parceria com a Portatours, para todo o ano de 2017 com o objetivo de promover o património histórico, arquitetónico, as tradições e a paisagem deste território com mais de 2000 anos de história”, explicou o vereador da Cultura na Câmara de Valença, José Monte. “São um conjunto de 13 percursos com acompanhamento guiado em português e em castelhano para dinamizar turisticamente visitas patrimoniais aos fins de semana”.
“Os Caminhos da Cultura contemplam percursos temáticos para aproximar os visitantes ao espírito da Eurocidade com rigor histórico e no âmbito de um Turismo Sustentável. São experiência de exploração didática sobre o património civil, como a visita às ruas e ruelas, às casas brasonadas, o património militar como as guerras da restauração, as guerras civis, o património religioso como os mosteiros e locais de encerramento ou da eurocidade como o contrabando, a fronteira, as desavenças e as uniões ou os monumentos associados à Natividade entre as duas cidades irmãs de Valença e Tui”, referiu ainda José Monte.
O início deste percurso está agendado para as 9h00 (hora portuguesa), na Antiga Alfândega de Valença. O preço por participante é de 3 euros. No final da atividade será servido um lanche aos participantes. A inscrição é obrigatória.

Partilhar:

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*