O Caminho Português da Costa, que envolve dez municípios do Norte de Portugal, é o segundo itinerário mais percorrido numa lista de sete Caminhos de Santiago (Espanha). Os dados foram avançados pelo Turismo da Galiza.

De acordo com os números apresentados, o Caminho Português da Costa registou entre 1 de janeiro e os primeiros dias deste mês de outubro 52.902 mil peregrinos, um valor que representa 19,9% do total de peregrinos que chegaram a Santiago de Compostela naquele período.

O Caminho Português da Costa é um percurso que se faz junto à costa atlântica e que une os municípios do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença, até chegar a Santiago de Compostela, capital da Galiza.

Estas cifras surgem cerca de dois meses depois de Valença ter inaugurado a nova sinalética do Caminho da Costa e também os novos marcos do Caminho de Santiago. Na altura, o presidente da Câmara, Jorge Mendes, sublinhou que toda a região norte veio a beneficiar muito com os peregrinos de Santiago de Compostela. “No ano passado foram quase 60 mil os que por cá passaram. No final do mês passado já se registavam 42 mil. Este é um movimento muito interessante em termos de imagem para Valença, para a região e para o nosso país”, considerou o autarca valenciano. “Com este gesto estamos também a prestar uma homenagem aos nossos vizinhos galegos e a dizer-lhes obrigado por estarem connosco nesta aventura dos Caminhos de Santiago”, acrescentou.

Ainda de acordo com os dados do Turismo da Galiza, entre 1 de janeiro e 6 de outubro deste ano, a Galiza recebeu um total de 265.584 peregrinos, sendo mais de metade peregrinos estrangeiros (54,95%) e os restantes são peregrinos espanhóis (45,05%).

Dos peregrinos estrangeiros (54,96%) registados entre janeiro e outubro deste ano, os viajantes peregrinos portugueses representam 4,27%, ou seja, 11.332 peregrinos lusos que chegaram à capital da Galiza.

Partilhar:

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*