A Marginal da Senhora da Cabeça, em Valença, vai contar com um novo sistema de iluminação em toda a sua extensão. A obra de colocação dos novos 17 pontos de luz está na fase final. Uma obra que rematará a iluminação completa de toda aquela via.

A obra decorre entre o Pavilhão Náutico e o Cais da Fonte, completando a intervenção já realizada entre este cais e o topo sul da marginal. Uma obra que será complementada, em breve, com a requalificação dos passadiços de madeira. “O novo sistema de iluminação permitirá, sobretudo, desfrutar desta via verde, ao fim do dia, salientando o entorno natural envolvente, bem como apreciar as artes de pesca tradicional que tem no Cais da Fonte uma das comunidades de pescadores mais dinâmicas da região”, explica a autarquia. O novo sistema de iluminação integra o projeto de ampliação / valorização dos percursos verdes de Valença de que se destaca, ainda, o avanço da nova Ecovia da Veiga Norte do Rio Minho.

A Marginal da Senhora da Cabeça tem uma extensão de 1146,5 metros e consta de duas vias, uma com 3,5 metros e outra com 2 metros paralelas. A aproximação destas duas vias à vegetação ripícola, contígua ao rio Minho, é feita por um balançado em madeira, desde o Pavilhão Náutico até ao Cais da Fonte.

Recorde-se que a Marginal da Senhora da Cabeça integra a Ecopista do Rio Minho que atualmente conta com 46 Kms e já mereceu o título de 3ª Melhor Via Verde da Europa – Via de Excelência, atribuído pela Associação Europeia Greenways (E.G.W.A.) e pela União Europeia.

Partilhar:

Deixe um Comentário