12 Mar 2019

Divulgada a lista dos 30 “juízes sem toga” de Valença

Terça-feira, Março 12, 2019 09:43 Noticias, Eventos e Atividades

Juízo de Família e Menores

São 30 juízes sociais. A lista dos cidadãos nomeados para o cargo no Juízo de Família e Menores de Valença foi, hoje, divulgada em Diário da República.

Os chamados “juízes sem toga” são nomeados por dois anos e sentam-se lado a lado com juízes de carreira em processos tutelares educativos e de protecção de menores.

Datada de 1978, a lei que regula esta matéria prevê a intervenção em tribunais de menores, questões de arrendamento rural e algumas questões de trabalho, mas não chegou a haver intervenção nestas duas últimas áreas.

Foi tornada obrigatória a participação de juízes sociais quando estão em causa medidas de internamento de menores ou processos para retirar crianças à família.

A lei prevê ajudas de custo para os juízes sociais, mas o trabalho é por natureza gratuito.

Pode ser juiz social quem tenha entre 25 e 65 anos, bastando além disso saber ler e escrever e nunca ter sido condenado nem estar pronunciado por crime doloso.

A existência de juízes sociais está prevista na Constituição para questões de trabalho, de infracções contra a saúde pública, pequenos delitos, execução de penas e outras “em que se justifique uma especial ponderação dos valores sociais ofendidos”.

Procedimento

Cabe às câmaras propor nomes, aprovados pela assembleia municipal. As listas são enviadas ao Conselho Superior da Magistratura e ao ministro da Justiça, que nomeia por despacho publicado em Diário da República.

Juízes Sociais

Lista dos 30 juizes sociais nomeados divulgada em Diário da República:

Cátia Filipa Torres Correia
Luís Manuel Gomes Amorim