25 Out 2019
Sexta-feira, Outubro 25, 2019 15:00

Relógios atrasam uma hora na madrugada de domingo

Sexta-feira, Outubro 25, 2019 15:00 Noticias, Eventos e Atividades 0 comentários

Na madrugada do próximo domingo, 27 de outubro, os relógios devem ser atrasados uma hora, passando a vigorar o horário de inverno. Assim, quando forem 02:00 os ponteiros devem ser colocados na 01:00.

Em 29 de março regressará o horário de verão.
Recorde-se que o Parlamento Europeu votou este ano a favor do fim da mudança de hora em 2021, cabendo a cada Estado-membro da União Europeia decidir se acompanha esta decisão.
O atual regime de mudança da hora é regulado por uma diretiva de 2000, que prevê que todos os anos os relógios sejam, respetivamente, adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro, marcando o início e o fim da hora de verão. Os três fusos horários colocam Portugal, Grã-Bretanha e Irlanda na mesma hora do meridiano de Greenwich, enquanto a maioria dos países se regulam pelo meridiano de Berlim, com um avanço de 60 minutos.
Recorde-se que o “pai” da hora legal em Portugal é do concelho da Sertã, do Cabeçudo. Chama-se José Nunes da Mata – Almirante, e nasceu na aldeia de Bailão, freguesia de Cabeçudo, no dia 2 de janeiro de 1873. Esta e outras revelações constam no livro “O Relógio da República”, da Âncora Editora, da autoria de Fernando Correia de Oliveira.

Partilhar:

Deixe um Comentário