A carregar. Aguarde, por favor...
União das Freguesias de Valença, Cristelo-Côvo e Arão

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove anualmente o Exercício Público de âmbito nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado A TERRA TREME, medida prevista na Estratégia Nacional de Proteção Civil Preventiva.

Este ano assinala-se a 7.ª edição e a data apontada para a sua realização é o próximo dia 15 de novembro, às 11h15 horas.

Trata-se de um exercício nacional organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).

Pretende-se, com este exercício, capacitar os cidadãos para saber como agir em caso de sismo. Neste sentido, é nosso objetivo que os cidadãos saibam o que fazer ANTES, DURANTE e DEPOIS de um evento sísmico, nomeadamente que conheçam as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar para se protegem e sentirem mais seguros.

Além da população em idade escolar, cuja adesão à iniciativa tem sido enorme, a ANEPC tem a ambição de ir alargando sucessivamente, ano após ano, a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico https://www.youtube.com/watch?v=GCZ95dYm1H0e a participação no Exercício de outros setores da sociedade civil.

Para tal, a ANEPC considera estratégico envolver as organizações – públicas, privadas e associativas – neste desiderato coletivo, procurando para o efeito unir esforços e extrair sinergias do conjunto de toda a sociedade, de modo a alcançarmos graus de resiliência individual e coletiva cada vez maiores.

Por todo o país, os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) da ANEPC, em parceria com as comunidades locais, as associações de bombeiros, os serviços municipais de proteção civil, os agentes de proteção civil e as escolas, promovem ações de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoproteção para fazer face ao mesmo, assim como a dinamizam a realização do Exercício A TERRA TREME, na data e hora convencionadas para o efeito.

No contexto do Exercício A TERRA TREME, a ANEPC propõe aos participantes, além da participação no Exercício propriamente dito, inscrição individual e/ou da instituição no sítio digital www.aterratreme.pt/inscreva-se; e a resposta a um inquérito que visa apurar o grau de perceção do risco sísmico (http://www.aterratreme.pt/inquerito/).