25 Fev 2020
Terça-feira, Fevereiro 25, 2020 17:30

Rodrigo Alheira – Atleta de artes marciais arrasou em Santa Maria da Feira

Terça-feira, Fevereiro 25, 2020 17:30 Desporto, Noticias, Eventos e Atividades 0 Comentários

O jovem atleta valenciano, sagrou-se este fim-de-semana Campeão Regional Norte de Gingda e Sanda – na categoria -75kg –  durante os Campeonatos Regionais Norte de Artes Marciais Chinesas, em Santa Maria da Feira.

“É um prémio muito importante. Significa o apuramento para poder competir nos campeonatos nacionais onde em 2019 me sagrei campeão Nacional”.

De referir que, nesta prova de Santa Maria da Feira, a associação APW dirigida pelo Mestre Pedro Borges ainda arrecadou mais duas medalhas de prata, duas de bronze e  ainda um 3º lugar na classificação por equipas.

Com 22 anos de idade, Rodrigo Alheira reside atualmente na freguesia de S. Pedro da Torre, em Valença. Iniciou o percurso desportivo no judo aos 12 anos. Somou prémios e chegou mesmo a participar no campeonato nacional.

Pratica Kung Fu Sanda há seis anos na Associação Portuguesa do Wushu. Treina cinco dias por semana com o mestre Pedro Borges e Lucho Coelho.

Ainda jovem, o atleta conta já com um palmarés invejável: 1º lugar no Campeonato Nacional de Sanda em 2014. Repetiu a proeza em 2015 e 2016. Em 2017 conquista o 3º lugar desta prova. No ano seguinte subiu ao 2º posto. Mas o ano de 2019 tem sido de glória para Rodrigo Alheira: Não só regressou ao 1º lugar no Campeonato Nacional de Sanda como também conquistou o lugar mais alto do pódio no Campeonato Nacional de Qingda.

Lá por fora, pela Seleção Nacional, o valenciano também dá cartas. No ano passado ficou em 2º lugar no Campeonato Internacional de Ourense, Espanha. Este ano, foi terceiro no Campeonato Europeu Championship de Kung Fu na Rússia e primeiro classificado no Campeonato Internacional de WUSHU em Ourense, Espanha