BEM-VINDO! Caro, Valenciano.
Informações aos Fregueses e Notícias:
Avisos
Descobrir…
Valença, Cristelo-Côvo e Arão proporcionam uma nova dinâmica, permitindo estender a cidade para sul A geografia, o património, a cultura e a ligação histórica ao rio Minho, marcam este território.Terra de fronteira, com a Fortaleza candidata a Património da Humanidade, um comércio emblemático e um turismo que se desenvolve, é briosa, a serpentear o Minho.
O Vale do Minho, representa um rico e complexo mosaico paisagístico, correspondendo a uma significativa porção da Rede Fundamental de Conservação da Natureza. Ao longo da área de influência do rio Minho, desde que entra em Portugal até à sua foz, encontramos duas áreas protegidas, das quais uma é o único Parque Nacional do país, cinco Sítios de Importância Comunitária e duas Zonas de Protecção Especial.
Atlas do Minho | Guia das Aldeias de Portugal – Vale do Minho
Valença é uma cidade minhota do distrito de Viana do Castelo, limitada a leste pelo concelho de Monção, a sul por Paredes de Coura, a oeste por Vila Nova de Cerveira e a norte pela vizinha Galiza (espanha), com uma área total aproximada de 9,49 km2, dividida em 11 freguesias, com 5153 habitantes.
O ambiente e o património são marcas de Valença, pela natureza exuberante, pela aposta no turismo de natureza, patrimonial e gastronómico. Valença é, hoje, um espaço multicultural de portas abertas à modernidade e à diferença de uma sociedade global, sem fronteiras para o intercâmbio das tradições e dos valores patrimoniais da Humanidade. A imponência da secular Praça Forte – a maior e mais bem conservada estrutura militar de defesa na Europa – assume-se como uma baluarte da identidade de uma cidade e um concelho que revelam actualmente uma forte dinâmica social e económica, no contexto da integração ibérica e europeia. | Visualizar Vídeo | Download do Guia (PDF) | | Download Mapa da Fortaleza | SIPA – Sistema de Informação para o Património Arquitetónico |
Uma joia da arquitetura militar abaluartada, com 5 Km de muralha, uma Fortaleza Viva e multicultural.
O casario, as construções militares, as igrejas, as vistas para o rio Minho, a antiga ponte metálica e Tui medieval completam-se num quadro singular.
Valença, bastião militar da defesa da independência de Portugal é, hoje, um espaço aberto ao mundo e símbolo das relações entre Portugal e Espanha.
A Fortaleza e os sabores únicos da gastronomia com o bacalhau, os vinhos e a doçaria são um convite irresistível a sentir Valença.