Já tem 18 anos e quer concluir os seus estudos?

O que é um Centro Qualifica?

O que são?
Os Centros Qualifica são estruturas do Sistema Nacional de Qualificações e assumem um papel determinante na construção de pontes entre os mundos da educação, da formação e do emprego, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.

Que serviços prestam?
– Apoiam os jovens e os adultos na identificação de respostas educativas e formativas adequadas ao perfil de cada candidato, tendo em conta também as necessidades do tecido empresarial.
– Desenvolvem processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) escolares e profissionais.
– Colaboram na definição de critérios de estruturação de rede de ofertas educativas e formativas adequadas às necessidades de qualificação, aproximando as escolas/centros de formação das empresas.
– Monitorizam o percurso dos jovens e adultos encaminhados para as diferentes modalidades de qualificação, visando aferir o cumprimento ou o desvio das trajetórias definidas, numa perspetiva de valorização contínua.
– Recolhem informação respeitante à interação entre os resultados das aprendizagens dos jovens e dos adultos e o mercado de trabalho, tendo em vista a melhoria da qualidade do sistema de educação e formação.

Para quem?
Os Centros Qualifica destinam-se a todos os que procuram uma qualificação, tendo em vista o prosseguimento de estudos e/ou uma transição/reconversão para o mercado de trabalho.
Estes Centros encontram-se igualmente vocacionados para dar resposta aos cidadãos com deficiência e incapacidade, com o intuito de assegurar a sua integração na vida ativa e profissional.

São destinatários diretos dos Centros Qualifica:
– Jovens que não se encontrem a frequentar modalidades de educação ou formação e não estejam inseridos no mercado de trabalho;
– Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com necessidades de aquisição e reforço de conhecimentos e  reconhecimento de competências.

O Centro Qualifica de Valença funciona na escola sede do Agrupamento Muralhas do Minho, de segunda a quinta-feira das 9h00 às 20h30 e à sexta-feira das 9h00 às 17h00. Os interessados podem contactar o centro pelos telefones tel:251 809 760 ou tel:935 353 926, ou, ainda, pelo email: aemminho@centroqualifica.gov.pt