25 Set 2023
Segunda-feira, Setembro 25, 2023 17:00

Comédia do Minho – Há Filmes no Largo, apresenta “Da memória às palavras”

Segunda-feira, Setembro 25, 2023 17:00 Noticias, Eventos e Atividades

Data:

1 OUT • 21h – Junta de Freguesia de Arão

No dia 01 de outubro, às 21h, em Arão, apresentamos o documentário “Da Memória às Palavras“, de João Gigante. É um filme sobre a prática dos contadores de histórias, que vão desaparecendo das aldeias do Vale do Minho. Duas estruturas artísticas – as Comédias do Minho e a Memória Imaterial CRL – juntam-se para resgatar este património oral e dar uma nova forma de apresentação aos contos e lendas do território minhoto.

SINOPSE:

“Da memória às palavras” é um filme-documento que se constrói em torno do espetáculo de narração oral “ Uma Roda: entre histórias”. O processo de trabalho começa pelo acompanhamento de recolhas de património oral (lendas, contos, histórias e cantigas), no Alto Minho, pela equipa da Memória Imaterial Cooperativa Cultural. A viagem continua com o processo dos atores das Comédias do Minho, a partir do manancial de histórias coletadas. Luís Correia Carmelo é o encenador e narrador que conduz a metamorfose dos atores em narradores ativos, criativos e interpretativos. Este filme faz um desenho desde a recolha à apresentação, apontando os processos e os resultados: através da circulação do espetáculo devolvem-se os contos recolhidos e apropriados por cada narrador.

Este filme fala de quem vive, guarda e usa a palavra como retrato do quotidiano, do seu território. Saber contar histórias é beber das memórias a elasticidade narrativa de quem as contou. É trazer ao presente um olhar transversal sobre o tempo que nos atravessa e sobre o tempo que virá.

Documentário • 98 min

ENTRADA LIVRE • M/12 anos

FICHA ARTÍSTICA

Realização: João Gigante